sexta-feira, 21 de junho de 2013

we LOVE batom!

Nós somos loucas por batons! Quanto mais cores, melhor! Mas você sabe como surgiu esse vício?
 

O costume de pintar os lábios começou no Egito antigo, quando as mulheres, principalmente esposas dos Faraós, tinham o costume de usar pedras semi-preciosas em torno dos olhos e dos lábios. Na Grécia, no século II, uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento e no século VI, na Espanha, só usavam batom as mulheres ricas.
 
 
 
O batom só ficou popular mesmo no século XVI, na Inglaterra, durante o reinado da rainha Elisabeth I, quando se criou um padrão de moda nas classes mais elitizadas, em que o ideal era ter o rosto o mais branco possível e os lábios bem vermelhos.


Só no começo do século XX que o batom finalmente conquistou todas as mulheres do mundo, ao deixar as classes sociais de lado, quando ganhou o formato atual de estojo e começou a ser comercializado em Paris, em 1921.
 
Já o queridão do momento, o batom vermelho, só foi aprovado pelas mulheres após a Primeira Guerra Mundial. Antes disso havia um preconceito anorme, pois diziam que a cor era muito sensual e lembrava as prostitutas e atrizes da época.
Com a evolução da indústria cosmética, hoje o batom não dá apenas cor, mas também protege a pele delicada dos lábios contra o frio, o vento e o sol. Além de desenvolver uma paleta de cores enooooooooooormes pra nos deixar loucas.
 
 
 
 
 
 
por Jô Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário