sexta-feira, 5 de abril de 2013

Para refletir: A diferença entre o urgente e o importante


Você vive discutindo com o namorado, quando percebe já esta batendo boca com o sujeito logo atrás de você na fila da farmácia, com frequência se descabela enlouquecida porque o seu pai se mostra custoso em entender o seu ponto de vista e assim que bate o olho numa nova notificação de uma rede social já sai formando juízos de valor sem qualquer critério?

É, realmente viver reagindo as situações não é a maneira mais prazerosa de se levar a vida. Porém, existem alternativas à arte de sobreviver ao cotidiano. Porque reagir o tempo todo, não rever o que é prioridade na sua vida e aquilo que você faz apenas como uma forma de rebater o que vem de fora, além de não lhe trazer benefício algum, ainda faz um mal danado pra pele.

Vivemos numa sociedade, e isso ficou muito mais frequente na era digital, em que precisamos estar o tempo todo online: respondendo, correspondendo e dando feedback. Mas não devemos nos desviar dos nossos propósitos sempre que formos estimulados por atitudes, exigências e emaranhados alheios. Essa necessidade em estar sempre reagindo gera insegurança, raiva em excesso e uma ansiedade absurda. Parece que precisamos estar sempre em alerta, e essa defesa cansa.

Calar esse conjunto de vozes que ecoam dentro de nós, sempre pedindo, sempre exigindo, para que consigamos distinguir aquilo que é importante daquilo que é urgente, é exercício fundamental pra quem almeja uma vida mais saudável. Em algumas situações realmente é necessário uma resposta pronta, mas precisamos saber filtrar e separar aquilo a que devemos atender prontamente e aquilo que carece de uma reflexão mais profunda.


Mudar velhos hábitos é uma questão de prática. Aprendemos a somar e multiplicar, depois de muitos anos na escola e hoje fazemos automaticamente. Assim deve ser com todas as outras áreas da nossa vida. O importante é reconhecer aquilo que parece estar incoerente, começar a mudar e acima de tudo, compreender que a única pessoa no mundo que pode dar qualquer passo importante, é você mesmo.

Beijos

por Juliana Baron Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário