terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bolo de chocolate SEM CULPA!!

Oi gente,

eu ainda estou de férias, até quarta-feira, então hoje com esse dia chuvoso em Floripa eu resolvi curtir a minha casa. E também estou em dia de TPM, então já imaginou a vontade de comer doces? É pra enlouquecer qualquer mulher, né? (e homens também, coitados)



Mas calma, antes de sair atacando todo mundo, eu que ando muito prendada, acho que as férias me inspiraram, eu vou passar pra vocês a receita que eu inventei, sim, eu que criei essa receita.


Então vamos lá, meninas... Passem em uma casa de produtinhos naturais, e no supermercado e comprem: (atenção, eu vou passar as quantidades em xícaras, mas no fim não usei nem 100 gramas de cada um viu?)

3/4 de xícaras de cacau em pó 


1 xícara de açúcar mascavo (eu usei o claro)


1 xícara e meia de farinha integral (eu usei a fina e a grossa juntas)


1 colher de sopa de fermento em pó


2 ovos


 3/4 de xícara de óleo


meio copo de água morna


Preparo: Como eu tava com muita preguiça de lavar uma batedeira, fiz o seguinte, misturei o açúcar mascavo, a farinha integral, o cacau e o fermento juntos em uma tigela, e bati em outra com um mixer os ovos com o azeite, não se assusta, porque fica uma massa bege e mais consistente, é assim mesmo. E aí tu mistura com uma colher as duas partes, a líquida e a seca. Não falei da água ainda, porque ela só entra agora, quando forem misturar as duas partes, não se assustem, parece que não vai dar certo, mas relaxa que vai dar sim, a água é justamente pra isso, vai colocando aos pouquinhos e misturando. A massa fica grossa mesmo, não é pra ficar super homogênea. 


PULO DO GATO: Eu tenho paixão por Coco, então eu comprei em lascas e sem açúcar, na casa de produtinhos naturais mesmo,  e quebrei as lascas na massa seca, então o meu tem pedaços, dá pra colocar um pouquinho de castanhas, ou alguma coisa a mais, mas cuidado pra não perder a coisa "light" do bolo.


Aí tu unta, mas bem pouquinho, porque como o bolo tem óleo, ele não gruda tanto. E põe no forno, já pré aquecido (eu pré aqueci a 250 graus, mas depois na hora de colocar o bolo, reduzi pra 180), e deixei o bolo ali uns 40 minutos. É como um bolo normal, espeta o palitinho e quando sair sem grudar massa nele, é sinal que já está pronto. Fica uma delícia, fofo, macio e uma delicinha. Nem parece que é todo natureba. Mata a tua vontade de doces, e quem não pode comer leite e derivados, assim como eu, pode degustar feliz da vida. 



Só não vale exagerar na dose, né, meninas, vamos manter a dieta e o foco no #projetoverão, mas aproveitem o bolinho com um chá quentinho, e curtam esses dias mais friozinhos.  Quem fizer me conta depois o que achou, ok?!

Beijos e até semana que vem.

                                                                                                                                      por Mel Cauduro

3 comentários:

  1. eu fiz! ficou uma meleca!!! heheheh mas valeu o pessoal aqui em casa adorou!!!!!! bemmmm gostoso! acho que eu coloquei agua de mais....

    ResponderExcluir
  2. Receita é assim, né, Kellen! Tem que ir testando. Não desista! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Kellen, tem que ter cuidado com a água, senão ele fica molengo mesmo. Mas vai testando, eu fiz 2 vezes e ficou ótimo!

    E que bom que o pessoal gostou. \o/

    Beijos

    ResponderExcluir