quinta-feira, 5 de abril de 2012

Um lá, outro cá

Hoje em dia, tudo é motivo de estudo. Tudo mesmo! A última foi uma pesquisa feita pela George at Asda, uma marca de moda, que apontou que 71% das mulheres estão insatisfeitas com o formato das suas pernas. Elas também tiveram que eleger as pernas mais bonitas e as mais feias. No topo do ranking, Princesa Kate e a irmã Pipa, lideraram com as pernas mais bonitas. Na lista ainda estão as atrizes Blake Lively e Cameron Diaz.




Já entre as pernas mais feias estão Victoria Beckham, segundo as mulheres que participaram da pesquisa, porque ela tem as pernas muito finas. Jennifer Lopez, porque tem os quadris muito largos. Beyoncé, porque tem as coxas muito grossas e Cheryl Cole, por ter as panturrilhas muito malhadas. - vai entender esse povo, né?




É engraçado perceber como a beleza é relativa e muda de um lugar para o outro: enquanto aqui, no Brasil, as mulheres se concentram em malhar as coxas e a bunda, nos Estados Unidos, por exemplo, elas investem no silicone e querem pernas super finas.


O padrão de beleza já passou por diversas mudanças com o tempo. Houve época que ter barriguinha era até atraente. Isso porque, ao longo da evolução humana, a beleza feminina estava relacionada à capacidade de ter filhos, logo, as mulheres gordas, com quadril largo e cintura fina, eram vistas como um bom partido para se ter um filhote saudável.





As gordurinhas como padrão de beleza, também estavam ligadas ao consumo alimentar dos ricos, com muito açúcar, que era artigo de luxo no século XVI.


A vontade de ficar mais magra só apareceu no início do século XX com as mudanças sociais, como a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Pode até parecer brincadeira, mas a chegada da boneca Barbie e também das academias de ginástica no Brasil - que se vendiam dizendo que cada um pode modelar seu corpo como quiser - foram fatores que influenciaram para a formação desse novo padrão de beleza.




Foi exatamente nesse momento que as neuras femininas com o corpo surgiram. Até porque vale lembrar que a maioria de nós, brasileiras, não tem a genética da Barbie - loira, alta, magérrima, branquela e siliconada. Nós somos baixinhas, bundudas, morenas e com o cabelo encaracolado.


Mas essa neura, 99,9% das vezes, é um problema só nosso, quero dizer de mulher pra mulher - sem jabá da Marisa. Digo isso porque é comprovado que o cérebro dos homens continua reagindo à beleza da mesma forma que há milhares de anos, ou seja, o bundão, o coxão, a cinturinha fina e até um pouquinho de gordurinha aqui e ali fazem com que eles se sintam atraídos. Eles continuam buscando mulheres que possam dar filhotes saudáveis.


Isso nos leva a pensar: se a pesquisa lá do início do post fosse feita com os homens, talvez as pernas da princesa Kate não estivessem no topo do ranking. Muito menos as da Beyoncé entre as mais feias. O quadril da Jeniffer Lopez ser muito grande nem de longe seria uma reclamação. E nem é preciso falar das panturrilhas saradas da Cheryl Cole, né?


Não tá acreditando? Pergunta pro seu namorado! Ou melhor, não pergunta não. Vai que outras neuras apareçam nessa sua cabecinha.


ps:. esse post não é uma desculpa pra você encher a cara de chocolate na páscoa.


por Jô Pires

Um comentário:

  1. mulher se preocupa demais com essa coisa de peso. creio que a maioria dos homens não se importa se a mulher está um pouco acima do peso. mulheres são muito exigentes com o próprio corpo. relaxem :)

    ResponderExcluir