quarta-feira, 30 de maio de 2012

Não vai mais ter?

Olá, meninas!


Confesso que sempre tive um pouco de preconceito quando me falavam de Yoga. Era frequente me ouvir dizendo "O que? Vou dormir sentada" ou "É muito calmo pra mim!", mas há um mês comecei a praticar pra acompanhar a minha mãe e hoje eu A.DO.RO!




O que eu mais gostei da aula foi o seguinte, é necessário muita concentração, não só para as partes de relaxamento e meditação, mas pra conseguir fazer as posições necessárias.




É uma mistura de muito alongamento, com equilíbrio e esforço. Muitos exercícios eu já tinha feito na musculação, mas sem prestar muita atenção. O legal é que equilibra a mente e o corpo, e o nome já diz isso, o termo yoga quer dizer unir, ligar. Muita gente utiliza como filosofia de vida, outras como esporte.




Além das posturas, existe um momento de respiração e de meditação durante as aulas, sempre com alguns ensinamentos, e a intenção é conseguir o auto conhecimento, a paz interior. E sabe que isso é bem possível? Saio das aulas prontinha pra tomar um banho e dormir, totalmente relaxada, calma, e tranquila.



A prática pode ser feita por adultos, crianças e até gestantes. Procure um local especializado, conheça um pouco dos professores, ache uma sala que você se sinta a vontade. Um local claro, tranquilo, sossegado e que tenha uma boa energia. E assim, não é necessário muito pra praticar. Pode ser até na praia, numa sacada...





Vou dizer, não é fácil, nem moleza, mas com o tempo tudo vai melhorando. O alongamento, a postura correta, a concentração. A atividade iniciou na Índia, mas já é praticada em todo o mundo. Com a frequência vem também uma série de benefícios:
  •  Diminui o estresse e a ansiedade;
  • Aumenta a força dos músculos e também a flexibilidade;
  • Melhora a postura
  • Diminui as dores nas costas e no corpo
  • Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida (melhora casos depressivos)
  • Estimula a circulação sanguínea
  • Aumenta a concentração e equilíbrio emocional
  • Melhora a capacidade imunológica
  • Ajuda com insônia e depressão
  • Melhora o equilíbrio e coordenação motora
Viu, tem uma série de motivos pra pelo menos tentar, né? Eu sou a prova de que vale a pena. Sou outra pessoa. Mais calma, dormindo melhor, aprendi a respirar muito mais pelo nariz, consigo me concentrar e sou menos estabanada. É só usar uma roupa confortável, pés descalços, um tapetinho antiderrapante e ser feliz!

Será que eu chego lá? 


O título de hoje eu fiz em comparação com um vídeo que eu acho ótimo, dou muita risada, olha só! O manezinho Darci experimentando uma aula de yoga.




Bom, eu vou ficando por aqui, espero que vocês tenham gostado e se permitam experimentar também!

Beijos e na semana que vem eu volto.
                                                                                                                                                                                      por Mel Cauduro                                                                                                                                                 

Um comentário:

  1. Adorei Mel!! Uma época fiz Yoga, mas a professora que dava na minha academia saiu de licença e nunca mais voltou! hehehe Beijinhos

    ResponderExcluir